Técnicas utilizadas na mediação de conflitos

Compartilhar:
Antes de iniciarmos o assunto sobre as técnicas utilizadas na mediação, vamos definir e conceituar sobre o que se trata mediação.



Mediação é um processo voluntário que oferece as partes que estão vivenciando algum problema numa relação continuada a oportunidade de solucionar o conflito, por meio de um mediador, que é um terceiro imparcial, que está ali para facilitar o diálogo entre as partes.

O texto "A provocação de mudanças" de autoria do professor e juiz André Gomma de Azevedo lista 12 técnicas utilizadas na mediação pelo mediador para que seja alcançada a melhor resolução do caso conflituoso, sendo elas:

Recontextualização

Nesta técnica o mediador estimula as partes a perceberem determinado contexto fático por outra perspectiva. O mediado recontextualiza os fatos que foram narrados pelas partes.

Audição de Propostas Implícitas

Ocorre quando as partes propõem soluções sem perceber que, de fato, estão fazendo.

Afago(ou reforço positivo)

Resposta positiva do mediador a um comportamento produtivo, eficiente ou positivo da parte ou do advogado. Busca-se estimular a perpetração do comportamento ou postura positiva para a mediação.
Recomenda-se utilizar essa técnica em sessões privadas.

 Silêncio

O mediador em determinada ocasião deve considerar o silêncio como seu aliado quando uma das partes tem que ponderar antes de responder uma pergunta feita.

Sessões Privadas ou Individuais

São encontros realizados entre os mediadores e cada uma das partes sem que esteja presente a outra parte.

Essa técnica serve:

Para permitir expressões de fortes sentimentos; Eliminar comunicação improdutiva; Esclarecer questões; Realizar afagos; Aplicar a inversão de papéis; Quebrar um impasse; Avaliar a durabilidade das propostas.

O mediado sempre que realizar uma sessão privada com uma das partes deve fazê-lo com a outra também.

O mediador deve ser imparcial e precisa avisar logo na declaração de abertura que fara uso das sessões individuais.

Inversão de Papéis

O mediador deve buscar o estímulo a empatia entre as partes para que cada uma perceba o contexto também sob a ótica da outra parte.

Recomendado o uso dessa técnica em sessão privada.

O mediador precisará informar que essa técnica também será utilizada com a parte contrária.

Geração de Opções/Perguntas orientadas a geração de opções

O mediador não tem o papel de apresentar soluções, mas de estimular as partes a buscarem sozinhas as opções para a composição de uma disputa. "Na sua opinião, o que poderia funcionar?".
Ou seja, deve haver o incentivo para que as partes sejam estimuladas a tentarem algo novo.

Normalização

O mediador diante de um conflito entre as partes deve buscar um discurso voltado a normalizar o conflito e estimular as partes a perceber tal conflito como uma oportunidade de melhoria entre elas e com terceiros.

Organização de Questões e Interesses

O mediador deve conduzir a sessão estabelecendo com clareza uma relação entre as questões a serem debatidas e os interesses reais que as partes tenham.

Enfoque prospectivo

Estimular as partes a encontrarem uma solução adotando um enfoque voltado ao futuro. "...que procedimento o sr. alteraria para que essa situação não venha a se repetir?".

Teste de Realidade

O mediador precisa estimular as partes a procederem com uma comparação do seu mundo interno com o mundo externo - percebido pelo mediador. É recomendado que a parte seja avisada pelo mediador que está sendo aplicada uma técnica de mediação e que esta técnica seja utilizada em sessões privadas.

Validação de Sentimentos

Consiste em identificar os sentimentos que a parte desenvolva em decorrência da relação conflituosa e abordá-los como uma consequência natural de interesses legítimos que a parte possui.

Recomendado utilizar em sessão individual. somente se pode usar em sessão conjunta se as partes demonstrarem sentimentos semelhantes.

Nenhum comentário